Monthly Archives: Janeiro 2012

PASSE – Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar

Padrão

PAIS…EDUCADORES…PROFESSORES…

Conhecem o PASSE?

O PASSE, Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar, é um programa da ARS Norte, desenvolvido pelo Departamento de Saúde Pública em parceria com a Direção Regional de Educação do Norte.

O PASSE, é um projeto de sucesso, tendo, inclusivamente, vencido oNutrition Awards 2011, na categoria de Saúde Pública.

Produziu alguns materiais pedagógicos (livros ilustrados, videojogos, etc) muito interessantes e adequados a várias faixas etárias.

Aqui deixo-vos algumas sugestões:

Sopas_e_saladas_coloridas.pdf

Pequeno_almoco.pdf

Alimentos_diferentes.pdf

Alimentos_divertidos_para_festas.pdf

Aqui deixo-vos o link do site doPASSE, para mais informações… www.passe.com.pt

Histórias que ensinam…

Padrão

Venho hoje propor duas histórias das quais os Educadores/professores poderão partir para motivar as crianças as crianças para consumirem alimentos saudáveis na sua alimentação. Pois, considero que através das histórias é possível transmitirmos muitos conhecimentos, trabalhando em várias áreas de conteúdo, que no final do dia,como costuma ser habitual com algumas crianças, é contado aos pais o que fizeram no jardim/escola, transmitindo a estes o que aprenderam…

Uma história que considero fulcral intitula-se “O nabo gigante”, cujo o seu conteúdo baseia-se na germinação de legumes, sendo o principal o nabo, do qual, no final as personagens fazem uma sopa com ele.

Uma outra história é “A ovelhinha que veio para jantar”, esta é uma “deliciosa” história de amizade, onde também é salientado a importância dos legumes.

Aproveitem estas histórias e cativem as crianças, de forma a proporcionar o consumo de alimentos saudáveis!

Vamos aprender a gostar da roda dos alimentos!

Padrão

Hoje apenas deixo-vos algumas sugestões para conhecermos melhor a roda dos alimentos!

Que tal…

Apresentar um vídeo/powerpoint criativo e didático para a aprendizagem da roda dos alimentos, fomentando o gosto pelos alimentos saudáveis….

Após esta apresentação realizar uma exploração da roda dos alimentos para consilidar os conhecimentos adquiridos.

O educador/professor deverá levar ou até mesmo pedir às crianças para pesquisarem imagens de alimentos saudáveis, para posteriormente serem colocados numa roda gigante (pré-realizada), fazendo assim a divisão destes. Ou, Da mesma forma que a anterior, o educador/professor deverá levar ou as crianças pacotes de leite vazios, massas, cascas de ovos e outros alimentos, com o objetivo de construir uma roda alimentar gigante.

Com pasta de moldar ou plasticina, também pode ser efetuada esta atividade…

Para finalizar, encontrei, no portal Nacional sapo, um jogo, interactivo e muito engraçado sobre a rodas dos alimentos.

Neste jogo é -nos ensinado toda a importância da roda, e no fiz há até uma sugestão para construir uma roda dos alimentos. Divertido e educacional. Assim deveriam ser todos os jogos para as crianças!!!

Podem ir a http://www.jogos-gratuitos.com/jogos-de-educacional/

A roda dos alimentos

Padrão

A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à populaçãoem geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.

Utilizada desde 1977, como parte da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, a Roda dos Alimentos sofreu recentemente uma reestruturação, motivada pela evolução dos conhecimentos científicos e pelas alterações nos hábitos alimentares portugueses.

Mantendo o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado às refeições, a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.

A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:

  • Cereais e derivados, tubérculos – 28%
  • Hortícolas – 23%
  • Fruta – 20%
  • Lacticínios – 18%
  • Carne, pescado e ovos – 5%
  • Leguminosas – 4%
  • Gorduras e óleos – 2%

Dentro de cada divisão estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.

No site da Direcção-Geral da Saúde estão disponíveis mais informações sobre a roda dos alimentos e outras informações sobre alimentação, tais como: as recomendações nutricionais e alimentares para a população portuguesa, princípios para uma alimentação saudável, como diminuir o consumo de gordura, açúcar e sal, e como aumentar o consumo de hortaliças, legumes e frutos.

Dia Mundial da Alimentação Saudável

Padrão

16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação! Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação.

Em muitos jardins-de-infância e escolas este dia é comemorado realizando diversas atividades com as crianças/alunos.

Aqui neste blog deixarei algumas sugestões…

A alimentação

Padrão

A alimentação infantil tem-se tornado uma preocupação de todos.

É no pré-escolar que a grande maioria das crianças tem um primeiro contato com a alimentação fora do seio familiar.

Não só os pais se preocupam com a qualidade das refeições que aqui são disponibilizadas, como também educadores, professores e auxiliares da ação educativa tencionam transmitir hábitos e práticas para uma vida saudável.

No seguimento desta problemática, surge o “Manual para alimentação saudável em jardins de infância” dirigido aos educadores de infância e todos os envolvidos directamente na preparação e fornecimento de alimentação às crianças. Aqui encontramos informação sobre a importância da educação alimentar e seus objectivos, alimentação saudável e nutrição, diferentes grupos de alimentos, necessidades nutricionais da criança em idade pré-escolar, distribuição das refeições, bem como regras de higiene na preparação dos alimentos.

manual

Bem-Vindos

Padrão

Bem-Vindos ao blog Aprender a gostar!

Este blog incide no tema A Alimentação Saudável, a abordar na Educação Pré-Escolar e eventualmente no 1º ciclo.

O blog estará organizado de acordo com as Orientações Curriculares e segundo o Manual para uma Alimentação Saudável.  De modo a possibilita os educadores, professores, animadores, pais e até mesmo crianças usufruirem de um conjunto de materiais, artigos, publicações que, por um lado, os sensibiliza para o desenvolvimento e abordagem da alimentação em contexto educativo e, por outro, permite-lhes a transferência dos conhecimentos adquiridos para a sua prática pedagógica.

Funcionará como um recurso aberto e interactivo através de comentários e outras funcionalidades colocadas à disposição dos leitores.

Uma das mais-valias que tenciono com este  blog é a pluralidade e a abrangência de opiniões sobre este tema, contando  com a colaboração de outros educadores/professores e profissionais da saúde.

É necessário que aprendamos a gostar….

… de alimentos saudáveis!